Wednesday, November 08, 2006

ELOGE DE LA FUTILITE

Hoje em dia, o blog esta ao alcance de todo e qualquer um. Pensamentos profundos, talking shit, musica, video, fotos, debates, polémicas, blogs temàticos, blogs contestatarios, blogs intimos, ha de tudo um pouco hoje em dia nesta rede mundial. Eu, quanto a mim, revendico no meu o direito de falar de tudo e de nada, e faço o elogio da futilidade. Oscar Wilde escreveu, no prefacio do seu livro O Retrato de Dorian Gray: "all art is quite useless". "Toda arte é inutil". Não que o que eu escrevo aqui se aparente de uma maneira ou outra a uma qualquer forma de arte, mas, como a arte, e apesar de inutil, é algo de que eu preciso.
Pergunta: como é que eu posso precisar de algo inutil? Resposta: quando eu digo "inutil", quero com isso dizer no sentido mais radical e cartesiano da palavra; alguem que vive toda a vida sem saber quem foi o Van Gogh pode perfeitamente viver -o conhecimento da arte é lhe perfeitamente inutil. Ja o coração, orgão que distribui o sangue pelo corpo humano, é lhe absolutamente util à sua sobrevivencia, assim como a alimentação, por exemplo. Mas eu, que conheço e aprecio a beleza de coisas inuteis e futeis como a musica, poesia, pintura, etc., tornei me de certa forma dependente delas. "Toda arte é inutil". E por esta razão, e talvez por ser incapaz de criar em todas essas categorias que tanto me encantam, descrevo-as, comento-as, aprecio-as, critico-as. Vive l'inutile!



"He lives the poetry that he cannot write. The others write the poetry that they dare not realise. " O. Wilde

1 comment:

Anonymous said...

até que enfin algo para saciar a minha fome de novidades neste blog que eu tanto aprecio e assiduamente frequento.Vanho por este meio agradecer profundamente o meu irmão(e aparentemente primo)por este eloge da futilidade.Porque no fim o que será que nos somos senão isso??futeis!!o que dizemos tão convencidos de nossa sabedoria e orgulhosos de ter tido aquela perspicácia no momento certo!sim aquelas palavras que demonstraram tanta sabedoria inspiradas pela leitura de socrates e pltaão(here i go again!!)anyway playa keep writing i'll keep my comments.But never forget that:toutes les reponses que l'on peut apporter a cette question ne meneront qu'a d'autres questions qui d'elles mêmes se montreront insuffisantes pour repondre a la question!!!