Monday, November 20, 2006

John Legend


da nova geração de artistas, provavelmente um dos meus preferidos. todos os superlativos foram uti:lizados para o elogiar, todos os prémios lhe foram atribuidos, todas as criticas foram positivas sobre o trabalho dele com outros artistas (Lauryn Hill, Jay Z, Kanye West,...) ou em solo (3 milhões de discos vendidos para o primeiro album "Get Lifted"). "O novo Stevie Wonder", "a soul music cantada com a alma de novo", John Legend, apesar da curta carreira que lhe conhecemos, vive e respira musica. Alem das melodias, que são simples e eficazes, o que mais me agrada neste artista são os textos. Uma veracidade a tratar de temas que todos nos vivemos e com os quais nos identificamos... wow! Ordinary people, a minha canção preferida destes ultimos 3 anos, é um hino ao amor longe dos clichés do pôr do sol e do cavalo branco, amor perfeito no castelo com o principe e toda essa bullshit que polui a mente da juventude desde sempre. Amor é trabalho. Amor constroi-se. Amor doi. Amor cansa. Mas se no fim de tudo, ainda hà amor, é porque o Amor venceu. Até ao proximo obstaculo. So por esse som, primo, mereces todo o meu respeito.

Mas o John Legend tem tambem algo que falta a muitos cantores: sentido de humor e auto critica. As musicas I Used to Love You e Number One sao das mais engraçadas (e ao mesmo tempo tragicas) que eu ja ouvi!!! Na primeira, ele diz à dama que afinal deu conta que ele não pode ser aquele que ela espera que ele seja porque o coitado é modesto, e ela quer viver vida de estrela, tipo whitney and bobby. quanto à number one, é um individuo adultero multi recidivista a tentar convencer a mulher que desta vez é mesmo a ultima, e que ela não o pode por fora de casa porque ela não imagina os esforços que ele fazia para ela não descobrir a traição dele, e isso é a maior prova de amor... como se diria em linguagem cibernética: LOL!

anyway, eu não vou fazer a ficha biografica do artista, o que eu queria dizer é que ele é dos poucos artistas actuais a verdadeiramente mexer comigo com a sua musica, e por isso, agradeço-lhe...

para quem quer conhecer, eis o site: www.johnlegend.com

No comments: