Tuesday, November 21, 2006

Quem é o pensador?



Se alguem pedir a um francês para designar um objeto ou monumento que represente a França, ele vai quase de certeza citar a torre Eiffel. Para os Americanos é a Estatua da Liberdade. Para os Ingleses sera o Big Ben. Todos estes edificios/ monumentos são alvos preferenciais para turistas do mundo inteiro, e o merchandising à volta deles faz deles fontes de receitas fantasticas para estes paises. Nos, Angolanos, temos a estatua das Heroinas ou a de Neto, ou riquezas Naturais como a Palanca ou a Welwitchia. Mas para mim, o Pensador é o melhor embaixador de Angola no mundo.

Sentado no chão, os cotovelos sobre os joelhos, as mãos na cabeça e as costas arqueadas, o pensador tem uma postura de homem preocupado. Desesperado? Talvez. Um homem que acabou de perder uma pessoa querida. Ou um amante abandonado. Ou um pai de familia preocupado com o pão dos seus pequenos. Ou um velho ermita que se retirou do mundo para fugir à sua loucura. Talvez um soba, monumento de sabedoria, apreciando em silencio o desenrolar da vida diante dos seus olhos. Ou um velho cansado esperando a morte, depois de uma vida cheia de altos e baixos...

O Pensador pode ser cada um de nos, num momento de intensa reflexão, numa das situações acima citadas ou 1001 outras. O nosso inconsciente colectivo incorporou esta peça de artesanato nas nossas mentes, nas nossas vidas, e para além dum monumento à cultura angolana, é algo que nos pertence a todos.


http://multiculturas.com/angolanos/alberto_pinto_tchokwe.htm

3 comments:

Anonymous said...

O pensador é um playa que está ancorado, a patinar e a se coçar.Achas que se ele estivesse bem de vida ia estar assim??é muito struggle mo nigga!o pensador sou eu e tu em noites de verão num banco em courbevoie, são noites de reflexão intensa a procura de uma resposta que enquanto vivos nunca encontraremos, ele é o sentido da expressão quando ela não existe, é a compreensão do destino.
Holla.

Anonymous said...

outra teoria: o pensador é o primeiro angolano ke conheceu a mari-juana, uma dama ke lhe deixou assim...pensativo. será meditação ou contemplação do vazio

1000GRAUZ said...

Pensador, grande refencia mesmo da cultura angolana e de angola, nenhum outro simbolo de angola possui esta elemento do abstrato tao profundamente.
A angolanitude e angolanidade estao submersas nesta estatua que traduz a dor de todas as dores(sem alegria, nunca existiu dor), representa o mais profundo desencontro com o que africa e angola é nos dias que correm. A nossa alma dispersa em tudo e todos, perdida entre 2 hemisferio procura o corpo escravo e vitima da todas as civilizaçoes. é playa, o fiel,o ze kitumba, o makalakato e suas vitimas, é o angolano.